quinta-feira, 26 de junho de 2008

Estudos de implantação na área

A área em que trabalharemos neste projeto consiste na gleba localizada entre as avenidas Dona Alexandrina e São Carlos, do trecho que vai da Rua Treze de maio até onde hoje se localiza as Toalhas São Carlos.

Adotamos o sistema de VLT e organização para tal área do grupo já proposto pelo grupo que qualificou anteriormente tal área. (http://www.arquitetura.eesc.usp.br/laboratorios/lei/projeto3/)
(breve, imagem da área a ser aplicada a implantação)

Tendo em vista a implantação proposta, decidimos que projetaríamos sobre a mesma, implantando a escola na porção mais próxima dos bolsões de estacionamento e da parada do VLT, aproveitando toda a proposta paisagística do grupo anteiror àquela área.

Adotamos o padrão M6 da FDE para escolas de Ciclo II e Ensino Médio, visando a utilização da área pelos usuários da escola em horários noturnos, decompondo o edifício em quatro blocos estruturais para sua organização:
  • Bloco administrativo - composto por ambientes voltados à administração e coordenação da escola;
  • Bloco pedagógico - composto pelas salas de aula, informática, leitura, amplamente utilizadas pelos alunos seguindo a coordenação pedagógica;
  • Bloco de vivência - composto pelas áreas de serviços, banheiros, depósitos e áreas em comum a estudantes e funcionários, como refeitórios e galpão;
  • Quadra coberta - composta por uma quadra poliesportiva.
A porção trapezoidal que utilizaremos para a implantação possui um desnível considerável de três metros em seu menor comprimento.
Através de análises da área, estabelecemos diretrizes a serem seguidas para a implantação da edificação escolar.
A entrada será localizada na testada menor da gleba, de dimensão 40,13m. Esta testada se encontra frente a um eixo transversal de comunicação entre a São Carlos e Alexandrina, demonstrando determinada folga, sendo útil para a aglomeração de contingente escolar e também para a vivência deste espaço externo da área, uma vez que, através de um diagrama de fluxos, tal área seria apenas uma passagem para quem descesse a Alexandrina sentido São Carlos para embarcar no VLT e, aqueles que desembarcassem na estação, provavelmente seguiriam seus fluxos descendo a São Carlos sentido aonde se localizará a extensão desta praça e um equipamento urbano-cultural ainda não definido (próximo exercício).

O bloco de salas de aula estará localizado mais ao centro da área, distante das ruas, devido ao tráfego intenso destas últimas, e também terá um tratamento diferenciado interno à organização do espaço interno da escola, com relação à quadra de esportes, sendo que esta deverá estar distante o suficiente para que o barulho gerado não atrapalhe em horários regulares de aula.

As quadras, além de distantes das salas de aula, deverão possuir fácil acesso externo, visando a abertura de determinados espaços da escola à comunidade aos finais de semana.

Apresentação

Este Blog tem como finalidade ser um depositório e espaço de discussão para o exercício que pretende elaborar uma escola baseada nas normas das FDEs e de equipamentos ao seu redor, para a disciplina Projeto 3 do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP).